Paleografia no arquivo

 

Já imaginou se para cada instituição de guarda documental houvesse um guia de leitura de manuscritos?

 

Um material que ilustrasse como ler um documento, com etapas bem definidas, com exemplos, principalmente para os casos mais particulares, como abreviaturas e assinaturas, especificamente de documentos pertencentes à própria instituição. Um material que estivesse organizado de acordo com diferentes aspectos: instituição, período, região, instância de escrita, autoria, profissional de escrita, etc. Além disso, acessível através de uma plataforma online, por meio da qual cada pesquisadora ou pesquisador, funcionária, funcionário ou visitante leiga ou leigo pudesse consultar escritas de diferentes maneiras e, por meio de uso do guia, não ter dificuldades na aproximação com as diferentes escritas encontradas, isto é, pudesse começar já com uma experiência facilitada de aproximação da escrita dos manuscritos.

Com o intuito de oferecer uma forma diferenciada de visualizar e identificar elementos gráficos de manuscritos de diversas naturezas e épocas, de forma integrada ao universo das Humanidades Digitais, oferecemos um guia digital de leitura pensado para todas as circunstâncias mencionadas. Com isso esperamos contribuir para o desenvolvimento de competências de leitura e interpretação de manuscritos por meio de diferentes dimensões.

 

O que é o Guia Digital de Leitura de Manuscritos?

 

Voltado para a leitura de documentos manuscritos, o guia propõe uma abordagem sistemática e inovadora para decifrar textos, combinando técnicas tradicionais com ferramentas tecnológicas modernas. 

O guia se destaca pela integração de processos de análise gráfica e reconhecimento de padrões de escrita para auxiliar o trabalho de estudantes iniciantes e pesquisadores já experientes tanto na leitura particular de documentos quanto no apoio na utilização de softwares especializados de transcrição automática, principalmente no seu processo de revisão. 

A aplicação prática do guia é sempre ilustrada por meio de estudos de caso envolvendo documentos de diferentes períodos, regiões e instâncias de escrita. Os resultados demonstram a sua eficácia na prática de ensino-aprendizagem de leitura de manuscritos e estudos de escritas, contribuindo para pesquisas filológicas, linguísticas, históricas, arquivísticas, além de outras áreas que também lidam com documentação escrita à mão.

 

Para acesso ao aporte teórico do Guia, basta clicar no link: 

https://docs.google.com/presentation/d/1XyvjHK--aDgd5QoFW5XpXbaw3PmvspU…

 

 

Catálogo de Escrita

Instituição de guarda

Instância de escrita

Profissionais da escrita

Datação

Região

Autoria

 

Catálogo de abreviaturas

 

Catálogo de assinaturas

 

 

Faça parte da equipe!

Faça seu cadastro e tenha acesso completo